bronquiolite aguda

A Bronquiolite Aguda é uma doença que acomete o trato respiratório das crianças principalmente aquelas com menos de um ano. Ela ocorre predominantemente no inverno e é causada por diversos vírus sendo um deles, o vírus sincicial respiratório (VSR), o maior causador da Bronquiolite, com mais de 60% dos casos.
A Bronquiolite é em geral uma doença benigna e dura cerca de 7 a 10 dias. Mas em 3% dos casos pode se tornar grave e levar a complicações respiratórias.
Os sintomas se iniciam como um quadro de resfriado simples com coriza clara e espirros. Pode apresentar febre nos primeiros dias. Após o segundo dia inicia o quadro característico de falta de ar com chiado no peito e dificuldade de respirar. O bebê aos poucos vai diminuído a aceitação de alimento conforme a piora na respiração, ficando bastante irritado.
Com o tratamento instituído, a partir do 5o ou 6o dia a criança apresenta melhora gradual da respiração e inicia-se a fase de recuperação.
Diante dos sintomas iniciais um pediatra deve ser procurado para fazer o diagnóstico e instituir o tratamento adequado nos primeiros dias da infecção. Quanto menor a idade do bebê maior a necessidade de avaliação inicial do quadro por um Pediatra.

Escreva um comentário:

*

Seu e-mail não será publicado.

© 2019 - PersonalPed | Todos os direitos reservados