ganglio

Os gânglios ou popularmente chamado de ínguas são pequenas formações arredondadas, pequenos caroços, que podem aparecer em diversos locais do nosso corpo. Os gânglios são formações que fazem parte do nosso sistema de defesa. Diante de qualquer alteração no organismo, desde infecções simples como uma gripe ou alguma inflamação até situações mais graves como tumores, podem levar ao aumento dos gânglios do corpo. Eles se localizam em diferentes lugares e vão crescer conforme a região acometida. Se muitos gânglios aparecem em locais diferentes do corpo pode significar uma doença de todo o organismo. Mas na maioria das vezes ele é localizado em um único local do corpo.
Nas crianças eles também aparecem e às vezes assustam um pouco pais e cuidadores. Na maioria das vezes as ínguas aparecem associadas à alguma infecção ou inflamação. Com as doenças típicas da infância, muitas vezes esses gânglios crescem e aparecem concomitantemente a essas doenças. Vale lembrar que a maioria das vezes se trata de um processo benigno e autolimitado não sendo fruto de grandes preocupações. Os gânglios aumentam e depois diminuem, geralmente em 14 dias.
Ao aparecimento de um gânglio nas crianças um Pediatra deve ser consultado. Os pais devem levar informações valiosas para a consulta médica: tempo de aparecimento do gânglio, se apareceu junto com outra doença como gripe ou dor de garganta, se há febre, se a íngua está aumentando ou diminuindo, se apareceram em vários locais ou apenas localizado, se há dor, além de outras informações que podem ajudá-lo no diagnóstico e ele irá perguntar. O exame físico realizado pelo Pediatra na consulta também é de extrema importância para ajudar na avaliação de um gânglio aumentado.

Escreva um comentário:

*

Seu e-mail não será publicado.

© 2019 - PersonalPed | Todos os direitos reservados